ESTOMA - Banheiro adaptado - Você conhece algum?


Olá, tudo bem?

Vamos falar sobre banheiro?

Você já viu algum banheiro adaptado para pessoa com estomia?

É super importante falar sobre o assunto, pois algumas transformações ocorrem na vida das pessoas com estomia e uma delas é o ambiente, especialmente o banheiro. Ele precisa ser adaptado para atender as novas necessidades. 

Muito tem se discutido a respeito do layout do banheiro, no entanto, ainda não há um consenso. As modificações são poucas, como um vaso sanitário menor (infantil), porém em uma altura adequada para o esvaziamento da bolsa coletora. Sugere-se que o vaso sanitário fique a uma altura próxima a do lavabo. Faz-se necessário uma ducha para facilitar a higiene da bolsa, bem como a presença de um espelho que facilite a visualização do estoma. 

São alterações simples, que poderiam ser adotadas por qualquer estabelecimento público e que facilitaria em muito, a vida de muitas pessoas com estomia.

Para algumas pessoas, esvaziar a bolsa coletora fora de casa é algo que gera grande preocupação. Algumas pessoas, inclusive, hesitam em sair de suas residências e de ter uma vida social ativa e até viajar, justamente porque encontrar banheiros adaptados como este, é raríssimo.

Portanto, acredito que é de extrema importância a disponibilização de banheiros públicos para o atendimento adequado das pessoas com estomia. Esta medida pode ser a chave para aumentar a sensação de bem-estar e a reabilitação destas pessoas em sua comunidade.



E você, conhece algum banheiro adaptado? 


Para saber mais sobre estomias, continue navegando pelo blog ou mande sua dúvida através dos comentários.

Até o próximo café!
________________________________

Enfa. Lilian Nogueira | Estomaterapeuta | COREN-SP 337.986