ESTOMA - Granuloma


Granuloma é uma lesão com aspecto de pápula ou nódulo, de cor branco-cinzenta ou vermelha-amarronzada, com altura de 2 a 10mm e que se desenvolve na pele ao redor da estomia e na linha da pele com a estomia. Costuma ser mais frequente em pacientes com urostomia, porém pessoas com ileostomia e colostomia também podem desenvolver. 

Sua causa é decorrente do atrito da base adesiva e do contato com efluente (urina ou fezes). 

Além de ser bem doloroso, o granuloma pode sangrar com facilidade e dificultar a aderência da base adesiva na pele, impactando significativamente na qualidade de vida da pessoa com estomia. 

Para prevenir o desenvolvimento do granuloma, é fundamental manter a pele periestoma saudável, protegendo-a com protetores cutâneos sem álcool. 

Outra medida eficaz, é o uso de removedores de adesivo em lenço ou spray, a fim de evitar o trauma causado pela base adesiva durante a sua retirada.

Já o tratamento poderá variar de uma pessoa para a outra, pois é de acordo com as necessidades de cada paciente.

Por isso, é essencial a avaliação e acompanhamento de um estomaterapeuta. Ele irá contribuir para manutenção de uma pele saudável, prevenindo e tratando complicações da pele ao redor do seu estoma, objetivando uma melhor qualidade de vida.


Para saber mais sobre estomias, continue navegando pelo blog ou mande sua dúvida através dos comentários.

Até o próximo café! ☕
________________________________

Enfa. Lilian Nogueira | Estomaterapeuta | COREN-SP 337.986