ESTOMA - Como usar a pasta?


A pasta é um adjuvante para a prevenção e tratamento de complicações relacionadas a estomia. É conhecida no meio das pessoas estomizadas, como "colinha".

Sua finalidade é nivelar irregularidades presentes ao redor da estomia, como nos casos de pessoas com dobras cutâneas. Outra função da pasta niveladora, é a de promover uma barreira protetora, impedindo que o efluente (fezes e urina) entre em contato com a pele ao redor da estomia.


No mercado, encontramos as versões com e sem álcool. Recomendo a com álcool, àqueles pacientes que necessitam de uma troca mais rápida do equipamento coletor, como é o caso das pessoas com ileostomia, colostomia úmida ou urostomia. Isso porque, a pasta seca mais rápido quando o álcool evapora.


Um cuidado importante quanto a utilização da pasta niveladora com álcool, é com lesões na pele ao redor da estomia ou peles que tenham sensibilidade. Nestas situações é indicado que converse com o seu estomaterapeuta para que possa ser avaliado a possibilidade de inserir alguns adjuvantes que possam proteger a pele ou a troca para a pasta sem álcool.


O grande problema da pasta é o seu manuseio. O que faz com que muitos pacientes que necessitam desse adjuvante optem por outros produtos que tenham funções semelhantes, como anel moldável, por exemplo.

Uma solução que funciona muito no manuseio da pasta é água. Mas com cautela, é claro!

Umedecer com água as pontas dos dedos, uma espatula ou a luva, facilita muito na hora de mexer com este adjuvante.


Importante:
*Não umedeça demais a pasta, pois isso dificultará ainda mais a manipulação.
*Aplique a pasta exatamente nas áreas que apresentam irregularidades. 
*Não aplique a pasta no verso da base adesiva, essa ação não irá nivelar as irregularidades.
*** Após a troca do equipamento coletor em que foi necessário o uso da pasta niveladora, é importante que o paciente não realize movimentos bruscos, como andar, deitar, dentre outros. É fundamental aguardar no mínimo 40 minutos.


Para remover a pasta basta água e sabonete líquido neutro.

Para saber mais sobre estomias, continue navegando pelo blog ou mande sua dúvida através dos comentários.

Até o próximo café!
________________________________

Enfa. Lilian Nogueira | Estomaterapeuta | COREN-SP 337.986