ESTOMAS - Autoestima


Oi oi oi pessoal!

Vamos falar de: autoestima.


A confecção do estoma é considerada uma das mais importantes realizações cirúrgicas para a pessoa acometida por câncer e doenças inflamatórias, sendo que esta poderá aliviar os sintomas, limitar ou impedir a evolução da doença. No entanto, estomias temporárias ou definitivas causam grande impacto na vida das pessoas.

Ter uma estomia implica em alterações da imagem corporal, perda do controle das eliminações intestinais e necessidade do uso de equipamentos coletores. Assim sendo, pessoas com estomia desenvolvem alterações de ordem física, psicológica e social, que possivelmente influenciam na sua autoestima e qualidade de vida.

Há a incorporação de um estigma social, ou seja, a pessoa sente-se diferente perante a família e a sociedade, o que pode dificultar sua aceitação e o seu processo adaptativo. A mudança súbita da imagem corporal origina confusão e alteração negativa na forma como ela se percebe e preocupa-se acerca da percepção dos outros em relação à sua nova condição.

O apoio de familiares, amigos e de profissionais da saúde, bem como, participar de associações de pessoas com estomia, são essenciais nesse processo de adaptação.

Buscar realizar atividades que lhe propiciem sensação de bem estar, ajudará no processo de recuperação da autoconfiança, aceitação e consequentemente da autoestima e com certeza facilitará no processo de adaptação e no autocuidado. 

A adaptação é um processo longo e a recuperação da autoestima também. É importante que a pessoa se respeite. Respeite esse processo, o momento… mas que procure por ajuda o quanto antes.


Você não está sozinho!


Para saber mais sobre estomias, continue navegando pelo blog ou mande sua dúvida através dos comentários.

Até o próximo café! ☕
________________________________

Enfa. Lilian Nogueira | Estomaterapeuta | COREN-SP 337.986