Consulta com estomaterapeuta


Vocé sabe pq a consulta com estomaterapeuta é importante para te ajudar a prevenir e tratar feridas e complicações de estomia?

Estomaterapia é a área da enfermagem responsável por prevenir a perda da integridade da pele, realizar tratamento avançado de pessoas com feridas (agudas e crônicas), reabilitar as que possuem estomias e incontinências (urinária ou anal) e realizar cuidados com fístulas, cateteres, drenos e tubos.

E para realizar uma assistência de qualidade em qualquer uma dessas áreas que abarca a estomaterapia, é primordial a consulta de enfermagem. É durante a consulta que o enfermeiro obtém subsídios para implementação de medidas que contribuem para a proteção, promoção, recuperação e reabilitação da saúde do indivíduo. Trata-se da primeira etapa do cuidado, costuma ser demorada e não deve ser ignorada.

Na consulta pré operatória de uma pessoa que será submetida a confecção de uma estomia, por exemplo, além de avaliar o paciente de maneira holística, são feitas orientações quanto ao ato operatório, ao preparo prévio em geral, o estoma, realizado a demarcação do sítio onde será implantado a estomia, os tipos de equipamentos coletores, fazer teste de sensibilidade aos equipamentos, se pertinente etc

Já durante a consulta de uma pessoa que tem uma ferida ou risco para, além de entrevista, exame fisico, o profissional pode, quando pertinente, solicitar exames bioquimicos e hematológicos, realizar orientações, além da prescrição dos cuidados.
Viu como a consulta com estomaterapeuta é importante? Se você ou um ente querido necessita de um dos cuidados acima, agende uma consulta através do link da bio.

Fonte: SOBEST

Para saber mais sobre feridas ou estomias, continue navegando pelo blog ou mande sua dúvida através dos comentários.

Até o próximo café! ☕
________________________________

Enfa. Lilian Nogueira | Estomaterapeuta | COREN-SP 337.986