FERIDAS - Laserterapia no pós operatório

Uma cicatriz deve ser plana, fina, semelhante ao local que está, quase que imperceptível, porém a qualidade de uma cicatriz pode variar devido a diversos fatores, como genética, fatores ligados a lesão, doenças prévias, tabagismo e também pela técnica cirúrgica empregada pelo cirurgião.

Desde o momento da incisão até o fechamento da ferida cirúrgica existe uma série de fatores que influenciam o resultado estético, o tratamento e o prognóstico da cicatriz. O processo de cicatrização da pele leva vários meses para definir o aspecto final da cicatriz, mas durante esse processo podemos atuar para que o resultado final seja o melhor possível.

Um dos recursos disponíveis no mercado é o laser de baixa potência, pois este acelera a cicatrização, ajuda na prevenção de infecções cirúrgicas e a minimizar as dores e o desconforto causados pelo procedimento cirúrgico, resultando em redução do prazo de reabilitação e melhoria na qualidade de vida durante o pós-operatório – e mesmo depois deste período.

“A ação do laser após uma lesão de pele possibilita a angiogênese, estimulo da mitose celular, regulação dos fibroblastos, normalizando a produção de fibras elásticas e colágenas, impedindo a ocorrência de queloides, hipertrofias e alargamentos” (MACEDO, 2010). Para um resultado satisfatório, é importante que a aplicação seja feita o mais breve possível após a cirurgia.

Pode ser aplicado no pós-operatório de inúmeros procedimentos cirúrgicos, inclusive em cirurgias de grande porte para a redução da deiscência (abertura espontânea da incisão cirúrgica).

Se você tem cirurgia programada, é interessante que converse com um profissional antes do procedimento, assim é possível programar o seu tratamento em um prazo seguro, garantindo bem-estar desde o início, bem como, os melhores resultados na reabilitação. 

A aplicação do laser pode ter início com a pessoa ainda em internação hospitalar ou, depois da alta, no consultório ou na residência do paciente.


Para saber mais sobre feridas, continue navegando pelo blog ou mande sua dúvida através dos comentários.

Até o próximo café! ☕
________________________________

Enfa. Lilian Nogueira | Estomaterapeuta | COREN-SP 337.986