Dia Mundial da Pessoa com Estomia




Estomia é a exteriorização de qualquer víscera oca. Trata-se de uma cirurgia realizada com objetivo de construir um novo caminho para passagem de ar (traqueostomia), para alimentação (gastrostomia) ou para eliminar a urina e as fezes. As estomias podem ser temporárias ou definitivas. Diversas situações podem levar à necessidade do procedimento cirúrgico, como câncer, doenças inflamatória, traumas, dentre outros. Esse procedimento salva vidas.

A estomia é considerada um deficiência física desde 2004, mas isso não impede que a pessoa possa trabalhar, viajar, praticar atividade física, namorar e etc. 

Essa condição garante alguns direitos ao paciente, como acesso preferencial em fila e isenção de certos impostos, bem como a adoção do símbolo nacional da pessoa estomizada, que tem como um dos principais objetivos identificar os banheiros adaptados.

Desde 2010, a United Ostomy Associations of America, celebra todo primeiro sábado de outubro, o Dia mundial da pessoa com estomiaEssa iniciativa tem como objetivo disseminar a conscientização e a visibilidade em torno das pessoas que vivem com um estoma como forma de tentar acabar com o preconceito por meio da informação. Essa conscientização deve ser durante todo o ano, por isso em nossos canais, instagram, site e aqui no blog, há conteúdo frequentemente. 

Aqui você encontra dicas de cuidados com a estomia, uso correto dos equipamentos e adjuvantes, novidades acerca do tema, além de contar com o atendimento de profissional especializado.

Para saber mais sobre estomias, continue navegando pelo blog ou mande sua dúvida através dos comentários.

Até o próximo café! ☕
________________________________

Enfa. Lilian Nogueira | Estomaterapeuta | COREN-SP 337.986