ESTOMA - Você sabe medir o seu estoma?


Você sabe medir corretamente o seu estoma?


Uma das maiores complicações que a pessoa com estomia enfrenta é a dermatite periestomal. Ela ocorre em grande parte, em função do corte inadequado da base adesiva, favorecendo o contato do efluente com a pele circundante. 


Recentemente, tenho atendido alguns pacientes com essa complicação e o grande problema é o recorte incorreto da base. Muitos pacientes não tem o hábito de mensurar o estoma, e acabam realizando o recorte com base na medida de quando ainda estavam internados.


Ao longo do tempo o estoma pode mudar de tamanho, isso ocorre devido a alguns fatores como, redução do inchaço presente logo após a cirurgia, cicatrização, alterações no peso, envelhecimento, dentre outros.


Então, é importantíssimo o acompanhamento do tamanho do estoma para escolha correta do equipamento coletor e seu recorte, e assim, evitar esse tipo de complicação, que tem grande impacto na qualidade de vida da pessoa com estomia.


Para realizar o recorte correto é necessário o uso de uma guia de mensuração, principalmente se seu estoma for regular. Nos casos em que o estoma é irregular, isto é, aqueles com formato mais ovalado, pode se optar pelo decalque ou ainda, com auxílio de uma régua, medir o comprimento e largura e ir fazendo os ajustes.


É importante dizer que o diâmetro do orifício da base deve ter o mesmo tamanho do estoma, no máximo 3mm de diferença. Nunca menor, pois isso pode machucar o estoma.

Uma super dica (#estomatips) que costumo dar a meus pacientes, é o uso de uma tesoura de ponta curva para realizar o recorte da base. Facilita e muito!



Para saber mais sobre estomias, continue navegando pelo blog ou mande sua dúvida através dos comentários.

Até o próximo café!
________________________________

Enfa. Lilian Nogueira | Estomaterapeuta | COREN-SP 337.986